Depois de MUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO tempo sem colocar nada novo nessa área, finalmente me veio uma idéia nova para escrever aqui sobre

. Enjoy!

O ano de 2010 começou em tragédia. Fora alguns eventos isolados – porém não menos catastróficos – como o deslizamento de terra em Angra dos Reis, o mundo inteiro se surpreendeu e se chocou com o terremoto que atingiu um dos países mais miseráveis: o Haiti. Toda essa tragédia, por um lado, trouxe uma unificação em massa de diversas nações, entidades, empresas e pessoas em torno da desgraça da ex-colônia francesa. Acompanhamos diversas ações solidárias para tentar amenizar o sofrimento do povo haitiano, nem que fosse ajudando a fornecer o básico: água e alimentos. Todos nós fomos convidados a doar dinheiro para entidades como a Cruz Vermelha – em que uma conta do Banco do Brasil foi disponibilizada – e até mesmo algumas empresas responsáveis por games que contém milhões de jogadores pelo mundo todo entraram com atitudes semelhantes. Uma delas é a Zynga, responsável pelo sucesso mundial FarmVille – jogo em aplicativo do Facebook.
A empresa americana, localizada na Califórnia, disponibilizou em janeiro um link conhecido como “Relief Fund Haiti”, traduzido soaria como “Fundo de Ajuda ao Haiti”. Nele, os jogadores clicavam na opção “market” e eram enviados para uma página em que apareciam quatro opções; US$ 10, US$ 20, US$ 30 e US$40. Supostamente seria o valor que o usuário poderia doar, certo?.
Errado. Ao pagar o valor, o jogador descobria que não estava ajudando – ao menos diretamente – o Haiti, mas sim comprando a moeda virtual (os FV$’s), sendo que com cada 1 dólar americano, se adquiria 6 dinheiros virtuais. Após todo o movimento financeiro já realizado, o usuário então tinha informações de como a ajuda realmente ocorria: para ajudar seria necessário plantar o “white corn” (milho branco) para ajudar aos haitianos. A cada 12 horas, a colheita do “milho branco”, ou melhor dizendo, “canjica”, era destinada ao país. Sinceramente, não sei quem bolou essa estratégia PÉSSIMA na Zynga, uma vez que temos todos de concordar que se a doação fosse feita diretamente para o Haiti ou para uma entidade beneficente seria muito mais rápido, eficaz e lógico. Mas o problema não parava por aí: como a campanha tinha menos de dez dias de duração, quem doou US$ 30 ou US$ 40 nunca conseguiria, comprovado matemáticamente, gastar todo o valor para ajudar ao Haiti devido ao curto período. Não sei quanto à vocês, mas pra mim isso é roubo. Ou explica claramente do que se trata o valor ali representado, e para o que ele será utilizado, ou não faz porcaria nenhuma. Deixar nesse meio termo, de ser algo bem diferente do que aparentou ter sido proposto é uma sacanagem sem limites.
Para completar e então finalizar com chave de white corn, o dinheiro referente ao plantio do usuário seria doado para duas instituições haitianas: a Fonkoze de microcrédito, e a Fatem, voltada para a tecnologia da informação. O valor que foi arrecadado não foi divulgado pela Zynga, que diz que “somos uma empresa privada e esta é uma informação ligada à competitividade”. O grande porém nisso tudo é da segunda instituição, a Fatem, ter alegado receber somente US$
192 mil. Gostaria de lembrar a todos vocês que são quase 80 milhões de usuários e, sinceramente, é impossível sequer acreditar nesse valor tão baixo de doação. Quanto à primeira instituição,
ela não recebeu nada, claro,o valor ainda não foi divulgado.
Em suma, gosto da atitude de empresas estarem dispostas a ajudar regiões afetadas por catástrofes como essa. É uma atitude legal, mas sempre existe um filha da
meretriz mãe e se aproveitar da situação. Mas, ao mesmo tempo em que admiro essas ações, me pergunto: por que diabos os usuários não entraram no site da Cruz Vermelha, ONU ou qualquer entidade, organização, etc, plenamente confiável e voltada para lidar com problemas do tipo no mundo? Será que empresas como a Zynga devem, realmente, se envolver com atitudes que requerem uma responsabilidade tão grande e séria? Mesmo que ela esteja completamente errada em sua atitude, acho é algo que poderia ser evitado se doações fossem feitas por intermédio de apenas quem existe PARA ESSE FIM. Assim, zyngadas seriam mais raras. Certo?